Úlcera

Quando seu estômago está saudável, ele é coberto por uma camada de muco pegajoso. Isso protege do ácido que quebra a sua comida. Se algo perturbar esse equilíbrio, você acaba com mais ácido estomacal e muco insuficiente.

Com o tempo, esse ácido corrói o tecido que reveste seu estômago. A ferida dolorosa e às vezes sangrenta que ela causa é chamada de úlcera. Algumas são pequenas, enquanto outras são um pouco maior.

A causa mais frequente de úlceras não é estresse ou alimento super-picante. Aqueles só pioram o problema. Uma bactéria chamada Helicobacter pylori (H. pylori) é frequentemente a culpada. Ele inflama a parede do seu estômago até que uma úlcera se forme.

A contaminação pode ocorrer através de contato próximo, como beijar, ou através de comida ou bebida contaminada. Aos 60 anos, cerca de metade de todas as pessoas foram infectadas.

Você pode desenvolver uma úlcera se for um usuário regular de analgésicos de venda livre, como aspirina, ibuprofeno, cetoprofeno ou naproxeno. Quando você toma esses anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) com muita frequência ou por muito tempo, eles inflamam o revestimento do estômago. Suas úlceras não terão chance de cicatrizar até você parar de tomá-las.

Quando sua úlcera está agindo, é difícil ignorar. Você vai sentir uma dor ardente entre o esterno e o umbigo. Pode durar alguns minutos, ou você pode tê-lo por horas. O problema também pode piorar entre as refeições, quando você não tem comida no estômago. Pode até acordá-lo à noite.

Você pode ter enjoos,  pode arrotar mais do que o normal ou se sentir inchado. Você também pode ter fezes negras ou com sangue visível.

Algumas pessoas com úlceras estomacais não sentem vontade de comer e perdem peso sem tentar. Por outro lado, quase três quartos das pessoas com úlceras apresentam zero sintomas.