Sangramento Retal (Sangue nas Fezes)

Sangramento retal (conhecido clinicamente como hematoquezia) refere-se à passagem do sangue vermelho do ânus, muitas vezes misturado com fezes e / ou coágulos sanguíneos.

É chamado de sangramento retal porque o reto está imediatamente acima do ânus, mas o sangue vermelho nas fezes pode estar vindo do reto. Também pode ser proveniente de outras partes do trato gastrointestinal.

Sangramento (isto é, a quantidade de sangue que é passada) varia muito.

A maioria dos episódios de sangramento retal é leve e para por conta própria. Muitos pacientes relatam apenas observar algumas gotas de sangue fresco que tornam a água do banheiro rosa ou observando manchas de sangue no lenço de papel após a limpeza. Outros podem relatar uma breve passagem de uma colher ou duas de sangue.

Geralmente, o sangramento retal leve pode ser avaliado e tratado no consultório do médico sem hospitalização ou necessidade de diagnóstico e tratamento urgente.

As causas mais comuns de sangramento retal do cólon incluem:
•    Fissura anal;
•    Hemorroidas;
•    Divertículos;
•    Câncer de cólon e pólipos;
•    Remoção do pólipo colônico;
•    Angiodisplasias;
•    Colite;
•    Proctite;
•    Divertículos de Meckel.

Sangramento retal também pode ser visto com sangramento que está vindo de uma parte mais alta do trato intestinal, do estômago, do duodeno ou do intestino delgado, por exemplo, o divertículo de Meckel.

O sangramento retal pode não ser doloroso. No entanto, outros sintomas que podem acompanhar o sangramento retal são diarreia  e cólicas abdominais devido ao sangue nas fezes

.

O sangramento retal é comumente avaliado e tratado por gastroenterologistas e cirurgiões colorretais ou gerais. A origem do sangramento retal é determinada pela história, pelo exame físico e por exames como a colonoscopia.

O sangue nas fezes ou sangramento retal é um sintoma de uma doença ou condição, por isso a importância de uma avaliação detalhada.